Estágio I

Ficha de unidade curricular - Ano letivo 2010/2011

Código: MP1C10009
Sigla: ESTAG1
Secção/Departamento: zCiências da Educação
Semestre/Trimestre: 1º Semestre
Cursos:
Sigla Anos Curriculares ECTS
MPE1C 12
Nº de semanas letivas: 15
Carga horária:
Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas
Responsável: Ângela Maria Gomes Teles de Matos Cremon de Lemos
Corpo docente: Fernando Rogério Arnedo Casaca
José Abilio Baptista Antunes Gonçalves
Luciano José dos Santos Baptista Pereira
Maria Isabel Fragoso Martins Soares Valente Pires
Maria Teresa Elvas de Matos
Sofia Gago da Silva Corrêa Figueira

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem

Programa

O Estágio I desenvolve-se em contexto de jardim de infância. Assume-se como fundamental para o exercício da profissão de um educador de infância, o conhecimento das dinâmicas do contexto educativo do jardim de infância, enquanto contexto da segunda infância, bem como da apropriação do conhecimento do desenvolvimento infantil entre os três e os seis anos.

Competências a desenvolver

Nesta Unidade Curricular pretende-se desenvolver as competências no sentido de uma abordagem
integrada dos fenómenos pedagógicos, procurando estabelecer relações e articulações com outros domínios do saber, outras experiências e respostas com relevância no campo da Pedagogia da Infância, ao mesmo tempo que compreendem e incorporam a função do educador de infância e a sua importância como pessoa capaz de corresponder às necessidades das crianças e às expectativas das famílias e da sociedade.

Pedagogia:
- revele conhecimentos mais aprofundados sobre o enquadramento da Educação Pré Escolar em Portugal.
- conhece, integra as dinâmicas vivenciadas no contexto do Pré Escolar de acordo com a Lei Quadro da
Educação Pré Escolar e as OCEPE
- conhece, reflecte e é capaz de construir documentos organizativos que reflectem a prática pedagógica de
acordo com os objectivos do Pré Escolar. Exemplo: Projectos, Reuniões de Pais…
- concebe pequenos projectos adequados no contexto educativo em que realiza o estágio
- concebe planificações, observações e registos adequados no contexto educativo em que realiza o estágio
- revela capacidade para “olhar” para o contexto educativo em que realiza o estágio à luz dos conhecimentos adquiridos ao longo da licenciatura.
- intervem de uma forma adequada, equilibrada e devidamente contextualizada no contexto educativo e
respectiva comunidade educativa, sabendo que valores e princípios éticos devem ser respeitados

Matemática:
- enquadra os fundamentos das orientações curriculares para a educação pré-escolar no contexto do desenvolvimento do pensamento matemático
- manifesta conhecimento sobre aspectos relevantes de estudos incidindo sobre o desenvolvimento do
conhecimento matemático das crianças em idade pré-escolar
- reconhece a importância das situações experimentais e quotidianas para o desenvolvimento do
pensamento matemático
- concebe experiências de aprendizagem facilitadoras do desenvolvimento do pensamento matemático.

Ciências:
- reconhece o papel da educação científica no desenvolvimento de hábitos de pensar e rotinas de pesquisa a par dos conhecimentos, capacidades e atitudes básicas das crianças.
- planifica diversos tipos de actividades adequadas à área do Conhecimento do Mundo, tendo em conta os
recursos, o tempo disponíveis e o nível de compreensão das crianças.
- formula soluções originais e criativas na concepção dos planos de actividades, na elaboração de materiais
pedagógicos e de instrumentos de avaliação.
- avalia o valor pedagógico-didáctico das actividades que elabora.
- integra os valores científicos, sociais e éticos nas suas práticas.

Expressão Dramática /Teatro:
- compreende as práticas da Expressão Dramática e do Teatro como recurso globalizador no processo
educativo;
- reconheçe a importância dos Indutores do Jogo Dramático na Planificação e no Projecto de trabalho, em Expressão Dramática-Teatro;
- identifique a função do Adulto no processo educativo, no âmbito da dinamização das sessões de
Expressão Dramática/ Teatro na Educação.

Lingua Portuguesa:
- desenvolve uma relação lúdica com a linguagem. Planificar estratégias pedagógicas para o
desenvolvimento de uma relação feliz com a comunicação verbal.
- sabe ouvir e saber contar. Saber reflectir sobre dimensões transversais da formação dos aprendizes,
nomeadamente relacionadas com o uso dos textos narrativos tradicionais e de literatura contemporânea
para a infância.
- compreende as crenças e as representações da leitura e da esc


Modo de Avaliação

Observações

Consulte o programa e o documento Orientador do Estágio I na pasta de conteúdos desta UC.

Página gerada em: 2024-05-12 às 15:31:26